10 anos separam as duas obras primas, tão diferentes como música tão iguais como conceito, o signo da liberdade
Publicado Originalmente em 22/08/2019
em agosto de 1959, 60 anos atrás, foi lançado Kind of Blue de Miles Davis. dez anos depois, há 50 anos, ele entrava em estúdio com vários músicos e em três dias gravou Bitches Brew.
https://youtu.be/CuDuz_6J2KE
Kind OF Blue (1959)
https://drive.google.com/file/d/1yAh8_b65Hj_LEckXLRY4nI4UQpjIzir9/view?usp=sharing
Kind Of Blue na Wikipedia
https://www.youtube.com/watch?v=SbCt-iXIXlQ&t=3814s
Bitches Brew (1969)
https://drive.google.com/file/d/1ImNNxvKiqxE0x453qXlypt7Umx6swAzl/view?usp=sharing
Bitches Brew na Wikipedia
impressiona como são tão diferentes como música se tão iguais como conceito, o signo da liberdade
Kind of Blue segundo consta é o mais bem sucedido disco de jazz já lançado tanto de público como de crítica.
um disco que é ao mesmo tempo síntese do jazz, cânone do estilo, e revolucionário rompe caminhos na medida em que abriu possibilidades de liberdade artística que serão exploradas radicalmente nos dez anos seguintes até chegar na pedrada que é Bitches Brew.
nos dois discos os participantes não sabiam o que iam tocar, Miles traz algumas idéias em Kind of Blue, que desenvolve com os músicos, daí retirando as melodias e os modos gravadas de forma organizada: apresentação do tema pelo conjunto de músicos , solos e retomadas finalizando, nitidamente nos três temas mais rápidos. So What, Freddie Freeloader, All Blues.
o minimalismo, a simplicidade a clareza aliadas a um swing, um groove, uma atmosfera matadoras fazem destas músicas jóias do gênero.
nas duas lentas o fluxo musical é complexo e profundo muito por conta do piano de Bill Evans que cria sempre uma idéia de história sendo contada, uma história labiríntica cheia de nuances, suavidade, melancolia, perplexidade e vislumbramento diante das notas que parecem luzes refletidas nas facetas do diamante sonoro que se movem fugidias conforme os acordes se sucedem e as mais belas melodias surgem com uma naturalidade que são frutos de mais alto grau, sem limites, de liberdade.
o que mais agradava a Miles e seus companheiros era como esta liberdade permitia criar improvisando melodias de uma beleza comovente.
já em Bitches Brew a liberdade é absoluta e total, a música soa aleatória, caótica, psicodélica, misteriosa, agressiva, raivosa, inconsequente, poderosa, banal, grosseira, anti-melódica, anti-harmônica, pura, selvagem
pra muitas pessoas impossível de ouvir, ruim mesmo, hermética e desagradável
há uma história em que Wynton Marsalis teria dito que Miles em Bitches Brew parece um velho querendo parecer jovem tocando funk e rock, ao que Miles respondeu que Marsalis é um jovem que quer parecer velho, à época ele era um jovem. hoje já velho continua fazendo aquele jazz maravilhosamente velho e tradicional com a Lincoln Center Orchestra de forma tão criativa, tão fresca e criativa, tão jovial…
mas o que se sabe mesmo é que Marsalis disse que Bitches Brew não é jazz
talvez seja mais que jazz, um caleidoscópio sonoro onde ora se identicam ritmos e levadas funks com alguma espécie de lógica e racionalidade transcendentais, ora é como se este caleidoscópio fosse bruscamente arremessado com fúria e se partisse numa miríade de cacos coloridos , ferros retorcidos, gritos, fogos, luzes refletidas num ambiente desconfortável e ininteligível.
sabe-se que além da liberdade total no tocar, na execução, essa sensação de caos, há uma uma forte manipulação do material sonoro, com cortes, edições, sobreposições, adições de efeitos, tudo isso numa era pré digital
usei esta música poderosa em um anti-documentário pra lá de tosco que fizemos com uma VHS há 22 anos atrás na cidade de Fortaleza, inspiração para registrar as imagens do presente, do momento do acontecimento, da forma mais livre possível.
Kind of Blue e Bitches Brew continuam sendo exemplos díspares da potência ilimitada que a liberdade proporciona.
Mais sobre Kind of Blue:
https://www.youtube.com/watch?v=g9zb0j5Khpg
https://www.youtube.com/watch?v=nfroW6KaXXc
Alexandre Ribeiro
22/08/2019